Aplicação da gestão energética como ferramenta de redução estratégica de custos nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte/MG.

Autores

  • Walmir Moreira Lage PITÁGORAS
  • Matheus Henrique de Morais Lage CML ENERGY
  • Bruna Luísa de Morais Lage UNILESTE (Estudante)

Palavras-chave:

Escolas Públicas

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com a aplicação da gestão energética nas escolas públicas do município de Belo Horizonte/MG, visando redução dos custos e consumo com energia elétrica. A gestão estratégica da energia elétrica no âmbito municipal representa um novo instrumento de gestão pública e está integrada com os propósitos de uma administração pública gerencial. Através deste instrumento, o gestor público deve buscar implantar novos procedimentos gerenciais para ga¬rantir que o serviço público seja prestado, sem prejuízo da qualidade, com menores custos possíveis. O Programa de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) em âmbito do município de Belo Horizonte foi criado com o propósito de forma estratégica, combater, fomentar e reduzir os desperdícios da energia elétrica, promovendo a eficiência da administração pública que é a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário. A proposta deste trabalho é para que o gerenciamento da energia elétrica seja uma política pública municipal, com resultados efetivos de gestão estratégica e redução de custos e melhoria dos serviços prestados, fazendo com os escassos recursos orçamentários públicos economizados e reduzidos no consumo de energia elétrica possam ser canalizados para a efetiva satisfação do cidadão em várias políticas públicas municipais.

Downloads

Como Citar

Lage, W. M., Lage, M. H. de M., & Lage, B. L. de M. Aplicação da gestão energética como ferramenta de redução estratégica de custos nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte/MG. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3947

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público