Método de Custeio Baseado em Atividades para Educação Básica: uma proposta de aplicação

Autores

  • Waldir Jorge Ladeira dos Santos UERJ
  • Kellen Gomes de Souza Almeida Padrones UERJ

Palavras-chave:

Método de Custeio por Atividades

Resumo

O sistema de custos é uma poderosa ferramenta de controle gerencial que contribui com decisões mais precisas e fundamentadas para avaliar a qualidade dos gastos e realizar um planejamento. Desta forma, este estudo propõe um modelo de custeio para a educação básica, assim como a aplicação deste modelo em uma instituição do ensino médio do estado do Rio de Janeiro. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi realizado um estudo de caso coletando os dados da instituição pesquisada no ano de 2014 e aplicando o modelo proposto nas principais atividades dessa instituição. Considerou-se, como principais atividades: planejamento do conteúdo da disciplina; transição do conteúdo das disciplinas; avaliação bimestral; supervisão, controle e avaliação das tarefas; e prestar serviços de apoio aos professores e alunos, utilizando o método de custeio baseado em atividades. Destas atividades, identificou-se que a de menor custo financeiro é transmitir conteúdo das disciplinas, que é a finalidade principal da instituição. Por outro lado, a atividade de maior custo é a de prestar serviços de apoio aos professores e alunos.

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Como Citar

dos Santos, W. J. L., & Padrones, K. G. de S. A. Método de Custeio Baseado em Atividades para Educação Básica: uma proposta de aplicação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3969

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público