A influência do tamanho do investimento realizado na intensidade do efeito custo afundado: quando mais é mais.

Autores

  • Denizar Leal UFES
  • Guilherme Freitas Campos UFES

Palavras-chave:

Contabilidade Mental

Resumo

O efeito custo afundado caracteriza-se pela atenção indevida das pessoas a custos passados (THALER, 1980) e tem sido, por essa razão, estudado como um viés cognitivo em decisões envolvendo alocação de recursos ou a escolha de um caminho em detrimento de outro (ARKES; BLUMER, 1985). A literatura aponta ainda que diferentes estudos apresentaram diferentes níveis de intensidade do efeito custo afundado em experimentos neles realizados. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar se o tamanho dos custos afundados pode provocar uma maior tendência à escolha de uma opção em que se tenha investido mais recursos do que em outra. Trata-se de uma pesquisa experimental, realizada na modalidade entressujeitos, que contou com estudantes de graduação como participantes da pesquisa. A variável independente testada no experimento foi o tamanho do investimento realizado e a variável dependente foi a escolha dos participantes entre duas opções existentes. Os principais resultados foram: o teste qui-quadrado mostrou significância das diferenças entre as proporções de sujeitos que escolheram cada uma das duas opções disponíveis; a diferença do padrão de respostas dos dois grupos foi significativa, indicando a existência do efeito custo afundado; os participantes submetidos ao cenário com maior investimento realizado, foram mais propensos a honrar os custos afundados, isto é, com o aumento do valor do investimento realizado, ocorreu também o aumento do percentual de participantes que foram influenciados pelos custos afundados em suas escolhas; entre outros resultados.

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Como Citar

Leal, D., & Campos, G. F. A influência do tamanho do investimento realizado na intensidade do efeito custo afundado: quando mais é mais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3977

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões