Análise do ciclo de vida do produto e classificação de clientes como ferramentas para planejar estratégias de vendas aplicadas no contexto de produtos de moda – o caso de um comércio varejista de calçados e acessórios.

Autores

  • Wellington Pereira Godinho Neto
  • Rosângela Venâncio Nunes Estacio FIC
  • Charles Washington Costa de Assis FATE
  • Rita de Cássia Fonseca UNICENTRO
  • Nayana de Almeida Adriano FIC

Palavras-chave:

Moda feminina

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influencia do ciclo de vida do produto em relação à classificação de clientes para planejar estratégias de venda. A metodologia escolhida para a realização do trabalho foi baseada tanto no método científico dedutivo quanto no indutivo. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa, pois se trata de um estudo de caso. No estudo, foram apontados o ciclo de vida de produtos de uma empresa que atua no ramo varejista de acessórios de moda, sua relação com o cliente e as decisões tomadas baseadas no seu estudo. Percebeu-se que o ciclo de vida do produto está diretamente ligado ao lucro da empresa, assim sendo, sua análise é relevante, pois uma percepção errada nesta varável poderá fazer com que a empresa deixe de vender ou alcançar determinado público. Nesse sentido, o estudo pode concluir que sua análise é necessária quando a organização realiza seu planejamento de marketing, pois a partir de sua conexão com as classes sociais de seu público alvo, pode-se aproveitar todos os seus estágios, incluindo o declínio, estágio mais crítico e menos aproveitado dos produtos.

Downloads

Como Citar

Neto, W. P. G., Nunes, R. V., de Assis, C. W. C., Fonseca, R. de C., & Adriano, N. de A. Análise do ciclo de vida do produto e classificação de clientes como ferramentas para planejar estratégias de vendas aplicadas no contexto de produtos de moda – o caso de um comércio varejista de calçados e acessórios. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3984

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões