Custos de produção e formação do preço de venda: um estudo do desempenho e orientação empreendedora em pequenas empresas

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote UNIVALI
  • Miguel Angel Verdinelli UNIVALI
  • Sabrina do Nascimento UNOESC
  • Euselia Paveglio Vieira UNIJUI
  • Roselaine Filipin UNIJUI

Palavras-chave:

Preço de Venda

Resumo

Para formar o preço de venda dos produtos as empresas utilizam diversas estratégias, sendo mais utilizadas aquelas que têm como base os custos de produção. Nas pequenas empresas de confecções localizadas no município de Ilhota, Santa Catarina – Brasil, a formação do preço de venda ganhou importância devido ao ingresso de mercadorias importadas da China. Nesse novo cenário de negócios o trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho organizacional (DO) de empresas de moda íntima e moda praia em relação a sua orientação empreendedora (OE), considerando os custos na formação do preço de venda (PV). Os dados foram coletados com os gestores a partir de questionários de autopreenchimento que continham perguntas relacionadas aos custos de produção, métodos de custeio e precificação, além de recolheram informações sobre a proatividade, inovatividade, assunção de risco, autonomia e agressividade competitiva, como dimensões da OE, e sobre o DO mensurado de modo subjetivo. Os resultados indicam que existe relação positiva e significante entre a OE e o DO. E ainda, constatou-se a relação positiva entre o grau de satisfação com os métodos de custeio e de precificação e o DO.

Downloads

Como Citar

Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., do Nascimento, S., Vieira, E. P., & Filipin, R. Custos de produção e formação do preço de venda: um estudo do desempenho e orientação empreendedora em pequenas empresas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3992

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões