Desenvolvendo tecnologia de gestão via pesquisa-ação: Uma forma alternativa de demonstrar o resultado tendo por base o custeio variável.

Autores

  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho UFPE

Palavras-chave:

Custos para fins de decisão

Resumo

Admitindo a Pesquisa-Ação como uma estratégia de investigação que contempla a geração de conhecimento de base empírica, com potencial de compartilhar do jogo de linguagem próprio da gestão, este paper faz uso de tal estratégia para explorar a temática uso da informação de custo para fins de decisão. O lócus onde se realizou o estudo foi uma loja de departamentos de grande porte. A situação-problema que demandou o desenvolvimento da tecnologia de gestão apresentada apontava para a necessidade de acompanhar o resultado dos departamentos e, concomitantemente, gerar informações do volume de atividade, já que um pedido de recuperação judicial se projetava como possibilidade. O Custeio Variável e o Custeio Direto foram considerados como soluções previamente disponíveis na literatura, porém, o problema empírico envolveu o ajuste no Custeio Variável a partir do Custeio Direto, pois este apresenta mais objetivamente a contribuição do objeto de custo à formação do resultado. A inquietação teórica foi como melhorar a informação da contribuição do objeto de custo à formação do resultado no Custeio Variável quando na estrutura de gastos se tem de forma representativa a presença de gastos fixos próprios? Uma forma alternativa de demonstrar o resultado foi desenvolvida tendo por base o Custeio Variável, gerando a Margem de Contribuição Líquida como resultado intermediário na apuração do resultado. Este estudo contribui tanto com a justificativa política para a utilização da pesquisa-ação nos estudos em organizações quanto na compreensão das tecnologias de gestão como jogo de linguagem teórica que se dirige para a ação gerencial.

Downloads

Como Citar

Filho, J. L. J. X. Desenvolvendo tecnologia de gestão via pesquisa-ação: Uma forma alternativa de demonstrar o resultado tendo por base o custeio variável. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3994

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões