Formação do preço de venda: um estudo no ramo supermercadista do município de Capinópolis/MG

Autores

  • Carlos Eduardo Oliveira UFU
  • CAMILA SILVA XAVIER UFU
  • Erika Monteiro de Souza e Savi UFU
  • Renata Mendes de Oliveira UFU

Palavras-chave:

Varejo

Resumo

A correta determinação do preço de venda dos produtos é um dos fatores que pode contribuir para a permanência de uma empresa em um mercado competitivo, pois está diretamente relacionada ao volume de vendas e à quantidade de recursos recebidos e à sua participação de mercado. Considerando que existe atualmente acirrada concorrência no setor supermercadista, a correta análise de preço torna-se de fundamental importância. A rentabilidade da empresa está diretamente relacionada à forma de precificação, ou seja, a forma de custeio utilizada. O objetivo deste trabalho foi identificar quais são os principais aspectos considerados na precificação dos produtos por uma empresa supermercadista situada no município de Capinópolis/MG. Foi realizada uma pesquisa estruturada em dois supermercados, onde foi constatado que ambas as empresas apresentam um método de formação de preços semelhantes, elaborados através de custo mais margem bruta, a margem bruta muda conforme o segmento/linha da mercadoria, e como as empresas apresentam certa dificuldade em alocar os custos acabam tendo margens pré-estabelecidas, para a obtenção de lucro.

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Como Citar

Oliveira, C. E., XAVIER, C. S., e Savi, E. M. de S., & de Oliveira, R. M. Formação do preço de venda: um estudo no ramo supermercadista do município de Capinópolis/MG. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4005

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões