O Governo no controle de custos das empresas: o Bloco K do Sped Fiscal como forma de controle de produção e estoque nas empresas.

Autores

  • Albino João Delay UFPR

Palavras-chave:

Custos de Produção

Resumo

O estudo objetivou apresentar as características do Bloco K do Sped fiscal visando analisar se as empresas obrigadas a entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) - ICMS-IPI relativas ao bloco K (Controle Digital da Produção e Estoques) estão preparadas para atender essa exigência do Fisco. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo exploratório/descritivo com abordagem quantitativa em 20 estabelecimentos do setor industrial na área de metalurgia de Curitiba e Região Metropolitana. Os resultados demonstram que em relação ao processo produtivo, 70% das empresas possui um controle de estoque de matéria prima e insumos, 55% afirmaram que possui um controle de estoque de produtos em processo e 85% afirmaram que possui um controle dos produtos acabados. Com relação aos custos de produção, 75% conhecem seus custos diretos e indiretos e para 60% das empresas a margem de contribuição é definida pelo preço de venda diminuída dos custos totais. Com relação a concorrência das empresas no mercado, 85% das empresas do estudo afirmam estarem preparadas para competirem com seus principais concorrentes. O estudo concluiu que nenhuma das empresas do estudo estão preparadas para atender na sua totalidade as exigências do Bloco K do Sped Fiscal. A contribuição prática do presente artigo está na efetiva integração da área produtiva com a contabilidade, possibilitando novos estudos e novas formas de se buscar soluções para o tema. Recomenda-se a possibilidade de desenvolver outros tipos de estudos voltados à realidade de mais empresas obrigadas a essa exigência a partir de 2016.

Downloads

Como Citar

Delay, A. J. O Governo no controle de custos das empresas: o Bloco K do Sped Fiscal como forma de controle de produção e estoque nas empresas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4019

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões