Percepção de importância da contabilidade de custos na produção de leite: um estudo com produtores rurais de Alfredo Chaves-E.S.

Autores

  • Miguel Carlos Ramos Dumer Doctum-ES / Senac-ES
  • Mark Miranda De Mendonça Sicoob
  • Wando Belffi da Costa Doctum
  • Alcinete Aparecida Basso Favero Da Silva Rede Doctum

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos

Resumo

O presente artigo objetivou demonstrar a percepção de importância da contabilidade de custos na tomada de decisão, relatados pelos produtores rurais da atividade de pecuária leiteira do município de Alfredo Chaves, no estado do Espírito Santo. Para isso foi desenvolvido e aplicado junto a 74 produtores de leite deste município um questionário estruturado contendo questões objetivando conhecer o perfil dos produtores rurais, características de sua propriedade, a relevância da produção de leite para o desempenho econômico da propriedade e, em especial, 10 questões que avaliavam a descrição de importância atribuída à utilização de ferramentas e atributos da contabilidade de custos para a gestão da pecuária leiteira de cada empreendimento rural. De modo geral, conclui-se através da análise da literatura sobre o tema, que a contabilidade rural, mais especificamente a contabilidade de custos, é um instrumento de controle de extrema relevância para o bom desempenho das empresas do agronegócio. Os dados coletados junto aos produtores de leite demonstram que a maioria atribui uma alta percepção de importância aos atributos e ferramentas da contabilidade de custos abordadas, porém em todas as questões também existem produtores relatando considerar como irrelevantes estes atributos e ferramentas.

Downloads

Como Citar

Dumer, M. C. R., De Mendonça, M. M., da Costa, W. B., & Da Silva, A. A. B. F. Percepção de importância da contabilidade de custos na produção de leite: um estudo com produtores rurais de Alfredo Chaves-E.S. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4023

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões