Uma análise do processo de formação de preço de uma empresa do setor de informática

Autores

  • Patrícia Nonaka UFMG
  • Antônio Artur de Souza UFMG
  • CAROLINE STÉFFANI PAVIONE UFMG

Palavras-chave:

Hosting

Resumo

A presente pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a formação do preço de venda realizada em uma empresa do setor de informática. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e documentos, sendo que os resultados obtidos permitiram compreender como os tomadores de decisão avaliam os fatores ao estimar os custos e a prática de preços de venda de hosting. Inicialmente foi desenvolvido o diagnóstico do atual processo de formação de preço praticado pela empresa que foi obtido por meio de entrevista com os funcionários do setor e análise documental descritiva. As análises de custos para a formação de preços e a utilização das fórmulas dos cálculos foram desenvolvidas por meio de pesquisas bibliográficas com embasamento nos autores. Por meio da realização da pesquisa, foi possível identificar as informações que a empresa analisa para a tomada de decisões relativas aos preços de venda de hosting, além de contribuir para a compreensão da estimativa de custos na atividade de cloud computing.

Downloads

Como Citar

Nonaka, P., de Souza, A. A., & PAVIONE, C. S. Uma análise do processo de formação de preço de uma empresa do setor de informática. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4030

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões