Aprendizado autorregulado em contabilidade: uma análise comparativa entre discentes de modalidade presencial e a distância

Autores

  • José Hilton Santos Aguiar UFBA
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva ufba

Palavras-chave:

Aprendizagem

Resumo

Essa pesquisa comparou a utilização de estratégias de aprendizado autorregulado em graduandos de Ciências Contábeis na modalidade presencial e a distância. Foram aplicados 335 questionários em duas Instituições de Ensino Superior localizadas na Bahia, na modalidade presencial e a distância, e posteriormente, os dados foram tratados por meio de um software estatístico. O teste de igualdade de médias apontou que não ser possível estabelecer relações para uso/apropriação de aprendizado autorregulado e as variáveis semestre, gênero e idade para a modalidade a distância, enquanto que, na modalidade presencial estudantes até a metade do curso e aqueles com idade superior a 30 anos tendem a fazer mais uso de estratégias autorreguladas. Tais resultados preocupa a formação continuada dos estudantes de contabilidade, na medida em que, a informação usada por essa ciência é atualizada com frequência e as estratégias autorreguladas são essenciais na educação continuada.

Downloads

Como Citar

Aguiar, J. H. S., & da Silva, A. C. R. Aprendizado autorregulado em contabilidade: uma análise comparativa entre discentes de modalidade presencial e a distância. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4033

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos