Aplicação da TOC – Theory Of Constraints para tomada de decisão: Um Estudo de Caso em uma Industria Produtora de Bens de Capital com restrição de Capital.

Autores

  • Edson QUEIROZ NASCIMENTO OCEQ
  • Tereza Cristina Silvares Mota FAESA
  • Diana Lacerda de Oliveira FAESA

Palavras-chave:

Custos

Resumo

A crise financeira que afeta grande parte das pequenas e medias empresas industriais no Brasil alinhada a forte concorrência de entrada de produtos similares importados, afeta significativamente o volume de produção e consequentemente o resultado. Assim o presente artigo aborda através de um estudo de caso a aplicação da TOC – Theory Of Constraints, como ferramenta de análise para definir a produção ótima que irá maximizar o resultado considerando a restrição de capital de giro em uma indústria produtora de equipamentos para extração de rochas ornamentais. No desenvolvimento da pesquisa foi utilizado modelos da programação linear e o software Excel através da ferramenta SOLVER para modelagem e apuração dos resultados. Foi observado que na empresa objeto do estudo de caso o modelo desenvolvido surte efeitos positivos, permitindo a alocação do capital de giro aos produtos que irão gerar maior resultado, permitindo assim a recuperação financeira da empresa.

Downloads

Como Citar

NASCIMENTO, E. Q., Mota, T. C. S., & de Oliveira, D. L. Aplicação da TOC – Theory Of Constraints para tomada de decisão: Um Estudo de Caso em uma Industria Produtora de Bens de Capital com restrição de Capital. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4050

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos