Otimismo e pessimismo dos gestores e o comportamento assimétrico dos custos das empresas listadas na BM&FBOVESPA
Palavras-chave:
PessimismoResumo
Estudos recentes sugerem fatores passíveis de explicar as diferenças de comportamento sticky e anti-sticky, porém, os mesmos ainda apresentam discussões incipientes, em especial nos países com economias emergentes, como no caso do Brasil. Nesse sentido, a presente pesquisa explora a problemática da influência das decisões deliberadas dos gestores na assimetria dos custos das empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA. Assim, o objetivo da pesquisa relaciona-se à evidenciação da influência do otimismo e do pessimismo dos gestores das empresas brasileiras no comportamento sticky e anti-sticky, bem como a verificação da influência da magnitude das variações das receitas sobre a assimetria dos custos. Para o cálculo da assimetria emprega-se o procedimento de análise de dados em painel. Os resultados evidenciam que as empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA apresentam comportamento assimétrico dos custos em relação a aumentos ou reduções sucessivas de vendas, que se relacionam ao otimismo ou pessimismo dos gestores em relação às vendas futuras. Conclui-se, de acordo com o modelo estimado para o pessimismo, que o comportamento se caracteriza como sticky. Para quedas sucessivas da receita há redução da assimetria e o comportamento observado é o anti-sticky. No modelo estimado para o otimismo observa-se comportamento anti-sticky. Para aumentos sucessivos da receita, há aumento da assimetria e o comportamento observado é o sticky.Downloads
Como Citar
Elias, T. M., de Souza, F. R., & Richartz, F. Otimismo e pessimismo dos gestores e o comportamento assimétrico dos custos das empresas listadas na BM&FBOVESPA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4058
Edição
Seção
Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos