Composição dos Custos Econômicos em Empresas de Petróleo, Gás e Combustíveis Listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA)

Autores

  • Izabella Carolina Almeida Policarpo Unileste
  • Marcela Kyscila Bisi Ferreira UNILESTE
  • Carlos Alberto Serra Negra Unileste-MG
  • Elizabete Marinho Serra Negra Unilestemg

Palavras-chave:

Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Resumo

Um dos fatores que devem ser levados em consideração nas atividades fabris é o custo do produto ou dos serviços. Estes custos apresentam valores diferentes tendo em vista a diversidade de formas de cálculos possíveis, denominados de métodos de custeamento. Os custos são importantes, pois servem a três propósitos básicos: primeiro o do estabelecimento de preços; segundo para avaliação de estoques; terceiro para tomada de decisões de fabricação. O objetivo geral da pesquisa foi o de demonstrar a Composição dos Custos Econômicos em Empresas de Petróleo, Gás e Combustíveis listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). A pesquisa no que se refere à metodologia possui as seguintes classificações: exploratória, quantitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso. Foram selecionadas cinco empresas do setor de Petróleo, Gás e Combustíveis listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). Os resultados apontaram para utilizar os insumos da Demonstração de Valor Adicionado como forma representativa de custos econômicos das empresas. Conclui-se que além de servir como base de demonstrar custo econômico, foi possível analisar, pelas empresas da amostra, o porquê da variabilidade dos resultados das empresas em um horizonte temporal de três anos.

Downloads

Como Citar

Policarpo, I. C. A., Ferreira, M. K. B., Negra, C. A. S., & Negra, E. M. S. Composição dos Custos Econômicos em Empresas de Petróleo, Gás e Combustíveis Listadas na Bolsa de Valores e Mercadorias de São Paulo (BM&FBOVESPA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4075

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos