Licitações Sustentáveis: uma análise das características das contratações sustentáveis na administração pública federal brasileira.

Autores

  • Luan Lopes Cardoso UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC
  • Suliani Rover UFSC
  • Luiz Felipe Ferreira UFSC

Palavras-chave:

Painel de compras de governo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever as características das contratações sustentáveis no âmbito da Administração Pública Federal (APF) brasileira. O estudo foi baseado nas informações divulgadas pelos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG), durante o período de 2011 a 2015. As características foram analisadas sob quatro perspectivas. A primeira foi quanto às modalidades de licitação; a segunda relaciona-se com as unidades federativas brasileiras; a terceira examina os órgãos superiores que compõem o SISG; e a quarta é conexa com os grupos de materiais contratados e classificados pelos órgãos. Esta pesquisa possui natureza descritiva e aborda o problema de forma qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizou-se o levantamento e a pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi por fonte secundária, mediante dados do Painel de Compras de Governo. Por fim, esta pesquisa verificou que: a modalidade mais utilizada e a que ocorre maior dispêndio com compras sustentáveis é o pregão; a unidade federativa que mais realiza contratações sustentáveis é o Rio de Janeiro e a gasta maior volume de recursos é o Distrito Federal; o órgão que desembolsa o maior montante e também o que mais pratica esse tipo de contratação é o Ministério da Educação; e “Mobiliários” é o grupo de materiais que mais absorve recursos públicos nas contratações sustentáveis. Conclui-se também que não há representatividade das contratações públicas sustentáveis nos órgãos vinculados a APF do Brasil estudados.

Downloads

Como Citar

Cardoso, L. L., Pfitscher, E. D., Rover, S., & Ferreira, L. F. Licitações Sustentáveis: uma análise das características das contratações sustentáveis na administração pública federal brasileira. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4090

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos