Outsourcing na indústria paranaense: um estudo empírico
Palavras-chave:
Tomada de decisãoResumo
No cenário competitivo em que as empresas estão inseridas atualmente, utilizar as estratégias conhecidas valem como diferencial na tentativa de reduzir custos, aumentar a rentabilidade e posicionar-se à frente da concorrência. Uma técnica muito utilizada é o outsourcing, que consiste na prática de compra de produtos e serviços externos, na qual o termo em si fornece a ideia de algo originário de fora da organização. Neste contexto, a questão de pesquisa é: quais os critérios recorrentes para a tomada de decisão na adesão do outsourcing? buscando-se investigar na percepção dos gestores, os critérios e as variáveis considerados relevantes para tomada de decisão de adesão ao outsourcing. A pesquisa empírica realizada é descritiva com enfoque quantitativo, a população é formada por 2.775 industrias paranaenses cadastradas junto a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). O instrumento de pesquisa foi adaptado de Moschuris (2015), a coleta de dados ocorreu nos meses de junho e julho de 2016 e, ao término foram consideradas respostas fornecidas por 48 industrias. Os achados da pesquisa evidenciam que dos 11 critérios estratégicos apresentados, as variáveis consideradas mais relevantes na percepção dos gestores respondentes foram custo e qualidade. A pesquisa possibilitou identificar os elementos e variáveis considerados relevantes nesse processo de tomada de decisão pelos gestores respondentes e, embora não seja possível fazer uma generalização, os resultados fornecem uma indicação de como as empresas costumam resolver questões relacionadas a produzir ou comprar.Downloads
Como Citar
dos Anjos, E. A., Moura, I. V., Brito, A. C., Aquino, B., de Almeida, L. B., & Pacheco, V. Outsourcing na indústria paranaense: um estudo empírico. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4094
Edição
Seção
Abordagens contemporâneas de custos