Assimetria informacional: Um olhar sob a ótica do comportamento interorganizacional na abertura de informações contábeis.

Autores

  • Alexandre Braga UFPEL
  • Daniele Penteado Gonçalves Braga UFSM

Palavras-chave:

Open book accounting

Resumo

Um grande desafio no estudo de relações entre empresas é explicar por que e como as mesmas se conectam efetivamente, trabalham cooperativamente e coordenam suas atividades para atingir um desempenho superior. Assim, este ensaio teórico tem como proposta central efetuar uma discussão a respeito dos resultados possíveis advindos da confiança, em relações interorganizacionais verticais. Os aspectos diretamente trazidos à discussão foram a assimetria informacional e abertura de informações contábeis. Esta investigação se justifica pela importância de se buscar reduzir a assimetria informacional através do processo de abertura de informações contábeis, para a redução do custo de um determinado bem ou serviço em uma cadeia de valor. Deste modo, a ação deve ser alicerçada não só em contratos formais, mas também em aspectos de confiança entre os parceiros. A opinião presente ao longo do trabalho é de que a assimetria informacional tende a ser reduzida quando do com¬partilhamento bilateral de informações, possuindo base os pressupostos de confiança e sugerindo que toda firma deve ser considerada no contexto da cadeia de valor que a mesma está integrada. É importante salientar que, no que tange a assimetria informacional e confiança, a abertura das informações contábeis, especialmente as de custos, precisam ocorrer tanto a montante como a jusante na cadeia de valor, para que seja considerado um elemento de redução na assimetria de informações.

Downloads

Como Citar

Braga, A., & Braga, D. P. G. Assimetria informacional: Um olhar sob a ótica do comportamento interorganizacional na abertura de informações contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/410

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos