Análise de concorrentes: informações priorizadas por uma cooperativa agroindustrial

Autores

  • Débora Hirata Missunaga UEM
  • Katia Abbas UEM
  • Iasmini Magnes Turci Borges UEM
  • Juliane Andressa Pavão UNESPAR

Palavras-chave:

Informações Priorizadas

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as informações priorizadas por um gestor de uma cooperativa agroindustrial de grande porte na análise dos seus concorrentes. A pesquisa é de campo, descritiva, qualitativa e utilizou-se do levantamento. Por meio da aplicação de um questionário, coletaram-se, dentre outras informações, dados da empresa, seus concorrentes, práticas de análise de concorrentes, fonte de dados e informação dos concorrentes, que foram analisados e confrontados com a base teórica. Os resultados evidenciam que das cinco práticas de análise de concorrentes, apresentadas por Guilding (1999), a de maior utilização é a avaliação de concorrentes com base nas demonstrações financeiras publicadas, enquanto a de menor utilização é avaliação dos custos dos concorrentes. As principais fontes de dados utilizadas pela empresa são conferências, seminários, feiras de comércio, demonstrações contábeis e financeiras, internet, publicações, comunicados de imprensa, propagandas e arquivos públicos. As fontes de dados menos utilizadas são os empregados contratados da concorrência. E, para divulgação de informações sobre seus concorrentes para tomada de decisão, a empresa utiliza boletins, reuniões, interação pessoal e bancos de dados computadorizados, que são alguns dos métodos citados pela literatura.

Downloads

Como Citar

Missunaga, D. H., Abbas, K., Borges, I. M. T., & Pavão, J. A. Análise de concorrentes: informações priorizadas por uma cooperativa agroindustrial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4117

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor