Implantação do sistema de informação de custos em prefeituras catarinenses: o que dizem os contadores sobre as dificuldades e contribuições?

Autores

  • Amanda Finck Drehmer UDESC
  • Fabiano Maury Raupp UDESC
  • Rafael Tezza UDESC/UFSC

Palavras-chave:

Prefeituras

Resumo

O artigo apresenta os resultados do estudo que teve por objetivo identificar a percepção dos contadores de municípios catarinenses sobre as dificuldades e contribuições decorrentes da implantação do Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) em prefeituras. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de estudo de levantamento, com abordagem quantitativa. A população compreendeu os contadores das prefeituras dos 295 municípios do Estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados, um questionário, foi estruturado com base no trabalho de Lovato (2015). O envio do questionário foi feito por email, no mês de fevereiro de 2016, obtendo-se o retorno de 42 profissionais, representando 14,23% da população. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, utilizando-se, para tanto, planilhas eletrônicas. Mesmo observando evidências de que há uma predisposição dos contadores em buscar atualização na área e que, dado o tempo de atuação destes profissionais na contabilidade pública, possuem experiência para atuarem nas prefeituras catarinenses, a implantação do SICSP ainda não é uma realidade nos municípios investigados. Resultados semelhantes foram observados em municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia, o que leva a pressupor que esta seja a realidade de muitos outros estados brasileiros e seus respectivos municípios. Em termos de dificuldades na implantação, o item com destaque foi a quantidade de integrantes da equipe técnica. Quanto às contribuições, a ênfase foi dada para a criação de medidas, comparações e padrões de grande utilidade para a elaboração do PPA, LDO e LOA.

Downloads

Como Citar

Drehmer, A. F., Raupp, F. M., & Tezza, R. Implantação do sistema de informação de custos em prefeituras catarinenses: o que dizem os contadores sobre as dificuldades e contribuições?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4138

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público