Custeio do fluxo de valor: um estudo empírico da metodologia de custeio da contabilidade da produção enxuta (lean accounting)

Autores

  • Luís Fernando da Silva Barros PUC/SP
  • Roberto Fernandes dos Santos PUCSP
  • Neusa Maria Bastos F. Santos PUCSP

Palavras-chave:

Custeio de Fluxo de Valor

Resumo

Este estudo tem como objetivo aplicar a metodologia de custeio da contabilidade da produção enxuta, buscando identificar seus benefícios em relação ao custeio tradicional. Também se procurou identificar as informações necessárias e como estas poderiam ser estruturadas para viabilizar o custeio do fluxo de valor, que é empregado na contabilidade da produção enxuta. O trabalho baseou-se em um estudo de caso em uma empresa do ramo de produtos e soluções para gestão da energia elétrica. Quanto aos benefícios obtidos com custeio do valor, o estudo mostrou que a metodologia de custeio do fluxo de valor simplifica o processo de custeio, o que permite que as informações sobre o custo de cada fluxo de valor sejam obtidas com maior rapidez para subsidiar os gestores dos fluxos de valores nas tomadas de decisões. Mostrou também que a organização enxuta deve configurar o sistema produtivo de forma que o acionamento se dê a partir do pedido do cliente, sejam eles internos ou externos. No Brasil, os estudos relacionados com a contabilidade da produção enxuta ainda estão em seus primeiros passos, principalmente, se for levado em conta que as pesquisas empíricas realizadas são praticamente nulas. Diante disso, a presente pesquisa tem sua relevância ao contribuir na expansão do conhecimento sobre os conceitos da contabilidade da produção enxuta e sua metodologia de custo gerencial: O custeio do Fluxo de Valor.

Downloads

Como Citar

Barros, L. F. da S., dos Santos, R. F., & F. Santos, N. M. B. Custeio do fluxo de valor: um estudo empírico da metodologia de custeio da contabilidade da produção enxuta (lean accounting). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/414

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos