A análise custo-volume-lucro como ferramenta gerencial para tomada de decisão: um estudo de caso em uma indústria alcooleira do estado da Paraíba.

Autores

  • Juliana Silva de Araújo UFPB
  • Luiz Gustavo Sena Brandão Pessoa UFCG
  • Josicarla Soares Santiago UFPB
  • Yara Magaly Albano Soares UFPB

Palavras-chave:

Empresa Alcooleira

Resumo

Com a preocupação de se manter ativa no mercado, as empresas buscam cada dia mais pela redução e eliminação de desperdícios e, pelo aumento da lucratividade, de forma que se torna cada vez mais necessário a adoção de técnicas gerenciais que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões. O objetivo desse trabalho foi identificar como a ferramenta da análise de custo-volume-lucro (CVL) pode diagnosticar possíveis problemas no resultado de uma indústria Alcooleira. Para isso, se buscou os dados da empresa que representam os números do último trimestre do ano de 2015 e foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa por meio de um estudo de caso, através de uma pesquisa documental nos arquivos e sistemas disponibilizados pela empresa selecionada, desenvolvendo então, uma investigação sobre as informações advindas da aplicação da ferramenta gerencial de análise custo/volume/lucro para a empresa. Verificou-se uma situação preocupante onde a empresa em dois dos três meses pesquisados tem trabalhado abaixo do ponto de equilíbrio, não conseguindo com a margem de contribuição dos produtos estudados cobrir os custos fixos de sua atividade, nesse sentido a margem de segurança para os mesmos meses se apresentou negativa e, por sua vez, o grau de alavancagem financeira também não foi representativo. O resultado obtido aponta para o diagnóstico de que a empresa em análise apresenta variáveis fora do padrão e que podem comprometer sua continuidade, de forma que, ações investigativas precisam ser realizadas no sentido de se identificar exatamente qual o cerne do problema.

Downloads

Como Citar

de Araújo, J. S., Pessoa, L. G. S. B., Santiago, J. S., & Soares, Y. M. A. A análise custo-volume-lucro como ferramenta gerencial para tomada de decisão: um estudo de caso em uma indústria alcooleira do estado da Paraíba. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4151

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões