A Lucratividade operacional sobre as vendas das empresas brasileiras – um estudo exploratório no segmento de Papel e Celulose

Autores

  • Adail Marcos Lima da Silva UFCG
  • Ana Maria Lima da Silveira UEPB

Palavras-chave:

Papel e Celulose

Resumo

Em relação ao volume da receita das vendas, a lucratividade operacional exprime a intensidade assumida pelo lucro proveniente do cumprimento das atividades fins, exatamente o lucro antes dos juros e do imposto de renda, e deve ser aferida por intermédio do indicador de desempenho econômico conhecido como margem operacional. Quanto maior a margem operacional, maiores a distância para o ponto de equilíbrio contábil e a contribuição à obtenção de taxas mais robustas aos retornos sobre o ativo total e o patrimônio líquido, favorecendo a execução combinada da remuneração do capital e da criação de riqueza. Destarte, este trabalho teve por objetivo geral investigar a situação econômica recente do segmento de Papel e Celulose com ênfase na margem de lucratividade operacional de suas empresas. Com históricos levantados à margem operacional trimestral de 31/03/2011 até 31/03/2016, os resultados foram processados e analisados com base no seguinte conjunto de métodos quantitativos: distribuições de frequências, médias e os testes não paramétricos Wilcoxon Amostra Única, Kruskal-Wallis e Bonferroni-Dunn. Quase todas as empresas do segmento de Papel e Celulose mantiveram suas margens operacionais históricas em níveis favoráveis à confirmação da superação do ponto de equilíbrio contábil com folga, ratificando, também, a geração de alguma lucratividade operacional à remuneração do capital e à criação de riqueza. Ainda, majoritariamente as empresas obtiveram margens de lucratividade estatisticamente equivalentes. Sendo assim, o segmento de Papel e Celulose caracteriza-se por ter quase todas as empresas com históricos favoráveis à margem de lucratividade operacional, havendo, inclusive, maior quantidade de convergências em termos de desempenho.

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Como Citar

da Silva, A. M. L., & da Silveira, A. M. L. A Lucratividade operacional sobre as vendas das empresas brasileiras – um estudo exploratório no segmento de Papel e Celulose. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4154

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões