CONTRIBUIÇÕES DO DIMENSIONAMENTO DA INFLAÇÃO INTERNA PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM INDÚSTRIAS MULTINACIONAIS

Autores

  • Ricardo Vinícius Dias Jordão FPL e CEFAGE (UE)
  • Cleonice Rodrigues Barbosa FPL
  • paulo resende fdc

Palavras-chave:

Formação de preços em cadei

Resumo

O objetivo da pesquisa descrita neste artigo foi analisar as contribuições do dimensionamento da inflação interna para a gestão estratégica de custos e formação de preços em indústrias multinacionais. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma abordagem específica para o cálculo do índice de preços próprios (IPP), alicerçada em um estudo de caso quantitativo e qualitativo de abordagem descritiva em uma empresa de autopeças de classe mundial. Os achados empíricos revelaram que (i) a empresa obteve benefícios em usar uma metodologia específica ao invés de índices de inflação tradicionais do mercado; e que (ii) o IPP foi uma ferramenta de controle e contabilidade gerencial capaz de instrumentalizar a empresa, diferenciando-a nas negociações do preço de venda em sua respectiva cadeia produtiva. Em conjunto, percebeu-se o (iii) quão importante é a utilização efetiva do IPP para a empresa conhecer profundamente seus custos, contabilizá-los, controlá-los e geri-los adequadamente, estabelecendo uma política de preços condizente com os seus objetivos de lucratividade.

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Como Citar

Jordão, R. V. D., Barbosa, C. R., & resende, paulo. CONTRIBUIÇÕES DO DIMENSIONAMENTO DA INFLAÇÃO INTERNA PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM INDÚSTRIAS MULTINACIONAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4170

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões