Estratégias de investimento no mercado de capitais brasileiro: um estudo em períodos de crise

Autores

  • Kleverson Dáliton Silva Moreira UFU
  • Nadjara Davi Silva UFU
  • Valter Pereira Silva UFU
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro FAGEN/UFU

Palavras-chave:

Crises

Resumo

Tendo como base a teoria dos Mercados Eficientes proposta do Fama (1970) e a formação de carteiras com empresas de valor e de crescimento apresentada por Fama e French (1992), este estudo insere a análise em relação a períodos de crise, tanto internacional quanto doméstica, as quais afetaram o mercado de capitais brasileiro. Desta maneira, o objetivo do presente estudo é analisar o retorno das carteiras formadas por empresas de valor e de crescimento em situações de instabilidade econômica no Brasil. Para tanto, foram observados os determinantes do retorno das ações, através da utilização de regressão linear múltipla com dados em painel utilizando-se uma amostra de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Em seguida, foi verificado o retorno oferecido por carteiras compostas pelos indicadores Market-to-book (MB) e Tamanho da empresa (TAM), evidenciando que as ações de valor classificadas com a utilização deste último indicador apresentaram os melhores resultados acumulados no período, considerando-se a existência de períodos de crise. Além disto, foi observado que a estratégia de investir em ações de valor oferece um retorno maior em investimentos realizados em longo prazo, mas, contudo, em períodos de instabilidade, existe a tendência de reversão dessa média. Adicionalmente, foram encontradas evidências de que não existe a relação entre o beta dos ativos e seus retornos, indicando a ineficácia do beta para prever os retornos dos títulos negociados no mercado de capitais brasileiro.

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Como Citar

Moreira, K. D. S., Silva, N. D., Silva, V. P., & Ribeiro, K. C. de S. Estratégias de investimento no mercado de capitais brasileiro: um estudo em períodos de crise. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4175

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões