Formação de preço de venda no mercado de dermopigmentação

Autores

  • Melchior Antônio Dumaszak
  • Gilberto J. Miranda UFU
  • Edvalda Araujo Leal UFU

Palavras-chave:

Custos

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 60 tatuadores sediados na cidade de Uberlândia/Minas Gerais, abordando os fatores associados à formação do preço de venda dos serviços de dermopigmentação. Especificamente, o trabalho buscou identificar os critérios utilizados pelos participantes da pesquisa na formação de preços, o coeficiente de variação de preços e quais variáveis guardam relações significativas com o processo de formação de preços. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quantitativo e conduzido por levantamento (survey). Por meio da estatística descritiva e testes de correlação, verificou-se que a variável mais fortemente associada à determinação de preços é a mão de obra, seguida da imagem do profissional. Também foi verificada grande dispersão entre os preços praticados no mercado pesquisado, o que pode ser explicado, em parte, pelo fato de que o ramo é relativamente novo e também porque a maioria dos profissionais tem menos de cinco anos de atuação. Esses resultados sugerem que a maturidade do negócio, bem como investimentos na profissionalização e a valorização da imagem dos profissionais poderão proporcionar aumentos na rentabilidade do negócio.

Downloads

Como Citar

Dumaszak, M. A., J. Miranda, G., & Leal, E. A. Formação de preço de venda no mercado de dermopigmentação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4179

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões