Custos da qualidade: um estudo em um restaurante de grande porte da cidade de Natal-RN

Autores

  • Mariana Medeiros Dantas de Melo UNB/UFPB/UFRN
  • Fábia Jaiany Viana de Souza UNB/UFPB/UFRN
  • Aneide Oliveira Araújo UFRN

Palavras-chave:

Restaurante

Resumo

Os custos da qualidade são os associados ao processo de busca da qualidade pelas empresas, sendo formado pelo somatório dos custos de prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas. Esta pesquisa tem como objetivo geral mensurar os custos da qualidade de um restaurante de grande porte localizado na cidade de Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada com uma das administradoras da empresa em análise. Os resultados revelaram que a qualidade na empresa estudada é uma preocupação constante, sendo destacados como custos de prevenção a manutenção e a depreciação do forno combinado e da máquina para fabricação de sorvetes, treinamentos e cursos para os funcionários, licença para uso de sistemas de informações gerenciais, manutenção de sistemas de segurança e contratação de consultoria para implementação de ginástica laboral. Constatou-se, ainda, a ausência de mecanismos de auditoria interna para realizar inspeções periódicas na produção de alimentos e prestação de serviços. A avaliação ocorre de maneira contínua através dos opinários. Como falhas internas pode ser visualizado o desperdício de alimentos. Conclui-se que a maior parte dos custos de qualidade da empresa pesquisada refere-se aos de prevenção e por isso, restaurante encontra-se na zona de perfeccionismo quanto à zona ótima de investimento em qualidade.

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Como Citar

de Melo, M. M. D., de Souza, F. J. V., & Araújo, A. O. Custos da qualidade: um estudo em um restaurante de grande porte da cidade de Natal-RN. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/418

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos