Informações gerenciais e de custos consideradas pelos pequenos empreendedores do município de Cachoeirinha (PE) na formação do preço de venda de artesanatos
Palavras-chave:
Pequenos EmpreendedoresResumo
O objetivo geral do presente trabalho foi analisar de que forma os empreendedores utilizam os fatores para a sua formação do preço de venda das pequenas empresas do ramo de artesanato na cidade de Cachoeirinha-PE. Para isto foi aplicado um questionário em dois blocos. O Primeiro para conhecer o perfil do respondente e a existência da contabilidade; e o segundo sobre a importância de algumas variáveis de 4 categorias: custo, custo para decisão, estratégia e informação gerencial, através da escala de Likert de 5 pontos. Foram obtidas 20 respostas junto aos empreendedores da cidade. Após este momento, foram calculadas as frequências com o auxílio do IBM SPSS 23 e do Microsoft Excel 2013, e calculados o coeficiente de correlação de Spearman, devido ao baixo número de respondentes. Também foi realizada análise de cluster. Os resultados sugerem que na hora de definir um preço de venda, os empreendedores levam em consideração os custos e despesas para a venda dos produtos, bem como seus reflexos no caixa e nos planos da empresa, mas a atuação do contador nas práticas de preço e venda não é tão forte quanto nos aspectos gerenciais.Downloads
Como Citar
Soeiro, T. de M., Raimundo, S., de Araújo, J. G. N., Araújo, J., & Prazeres, R. V. Informações gerenciais e de custos consideradas pelos pequenos empreendedores do município de Cachoeirinha (PE) na formação do preço de venda de artesanatos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4186
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões