Margem de contribuição como assistência à tomada de decisão: um estudo de caso realizado em uma empresa de comércio de materiais recicláveis de Fortaleza – CE
Palavras-chave:
Tomada de decisãoResumo
Visando-se que a margem de contribuição permite a evidenciação do grau das despesas, assim como ajuda os gestores a definirem quais produtos merecem um maior esforço de vendas. Este artigo pretende analisar a margem de contribuição como ferramenta de auxílio à gestão, permitindo que de maneira clara e objetiva, os gestores possam tomar decisões e formulem estratégias de mercado, contribuindo, significativamente, tanto para lucratividade da empresa, quanto ao nosso planeta devido ao papel ecológico desta entidade. Quanto aos aspectos metodológicos, o presente trabalho pode ser considerado, como sendo uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e coleta de dados. Para atingir-se os objetivos dessa pesquisa, o estudo foi realizado em uma empresa que atua no segmento de comercio de materiais recicláveis localizada na cidade de Fortaleza, após a coleta e análises dos dados livro caixa e do mercado, foram feitas tabelas e gráficos que permitissem identificar os produtos mais rentáveis, a lucratividade. Com base nas informações levantadas, foi possível verificar diversas informações precisas para tomada de decisões.Downloads
Como Citar
Felipe, F. dos S., Adriano, N. de A., Castelo, J. L., & de Araújo, V. de A. Margem de contribuição como assistência à tomada de decisão: um estudo de caso realizado em uma empresa de comércio de materiais recicláveis de Fortaleza – CE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4187
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões