Implementação do Custeio e do Gerenciamento Baseado em Atividades Um Estudo na Área de Serviços de Concessionária de Veículos Nacionais.

Autores

  • José Antonio Cescon UDC/UNIOESTE
  • Marcos Antonio de Souza UNISINOS
  • Lauro Brito de Almeida UFPR

Palavras-chave:

Produtos e Serviços

Resumo

O presente estudo trata das dificuldades encontradas na identificação dos produtos na área de serviços de uma concessionária de veículos, visando à implementação do Custeio (ABC –- e da Gestão Baseada em Atividades (ABM). Para tal fez-se uma revisão na literatura que trata do tema das técnicas do ABC e do ABM. A pesquisa foi desenvolvida sob a forma do tipo, exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa e se deu através da utilização do método de estudo de caso, iniciando-se com o estudo da estrutura física e dos recursos disponíveis da empresa, prosseguindo com a pesquisa documental e com entrevistas dirigidas a pessoas com envolvimento direto na implantação do ABC na empresa. Este estudo permitiu um conhecimento detalhado dos principais serviços realizados na empresa, possibilitando o entendimento de que a atual forma adotada para identificação e mensuração dos produtos na área de serviços da empresa é muito simplificada, não atendendo as demandas informacionais dos gestores.

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Como Citar

Cescon, J. A., de Souza, M. A., & de Almeida, L. B. Implementação do Custeio e do Gerenciamento Baseado em Atividades Um Estudo na Área de Serviços de Concessionária de Veículos Nacionais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/42

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões