Relação das metodologias de ensino, conteúdo ministrado e as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas em sala de aula com o processo de ensino e aprendizagem na área da Contabilidade de Custos

Autores

  • Edenise Aparecida dos Anjos UFPR
  • Ricardo Adriano Antonelli UTFPR
  • Simone Bernardes Voese UFPR

Palavras-chave:

TICS

Resumo

A área de custos é fortemente relacionada com as práticas mercadológicas, neste sentido o processo de ensino e aprendizagem precisa estar atrelado a formação profissional discente. A presente pesquisa busca contribuir para um melhor entendimento com relação ao processo de ensino e aprendizagem, de modo que, tem-se como objetivo deste estudo avaliar a relação das metodologias de ensino, conteúdo ministrado e as TICs utilizadas em sala de aula, chamadas neste estudo de fatores, com o processo de ensino e aprendizagem na área de Contabilidade Custos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado presencialmente, sendo a amostra composta por acadêmicos que já cursaram a disciplina de custos em 4 instituições de ensino superior paranaenses, com a obtenção de 156 respostas válidas. Para a análise dos dados foi utilizado a ferramenta estatística de correlação canônica afim de quantificar a força da relação entre as metodologias do ensino e os fatores que influenciam na aprendizagem e desempenho dos discentes. Os resultados permitem inferir que a aprendizagem discente é mais influenciada pelas metodologias utilizadas pelos docentes do que pelas tecnologias utilizadas em sala, explicando 1/3 do resultado. No entanto os achados indicam a existência de outros fatores que a pesquisa não contemplou, que podem explicar melhor o desempenho discente. Tais resultados permitem ações proativas dos docentes e dos cursos, de modo que, com o conhecimento prévio dos achados, seja possível elaborar políticas e realizar ações que auxiliem os acadêmicos para um melhor aproveitamento curricular e consequentemente, alcançarem uma melhor formação teórico-prático.

Downloads

Como Citar

dos Anjos, E. A., Antonelli, R. A., & Voese, S. B. Relação das metodologias de ensino, conteúdo ministrado e as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas em sala de aula com o processo de ensino e aprendizagem na área da Contabilidade de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4211

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos