Reprovação em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Paraibana: Uma análise na Visão dos Discentes com ênfase na Contabilidade de Custos

Autores

  • Arthur Machado Duarte UFPB
  • Vera Lúcia Cruz UFPB
  • Ramon Rodrigues dos Santos UFPB
  • Geraldo Joaquim da Silva Neto UFPB
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia UFPE
  • Aldemar de Araújo Santos UFPE

Palavras-chave:

Disciplina De Contabilidade De Custos

Resumo

Este estudo objetivou analisar na visão do discente, quais os motivos para a reprovação nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior. A metodologia se desenvolveu primeiramente como bibliográfica através de um levantamento do referencial teórico sobre a reprovação no ensino superior, e na sequência, como um estudo de campo, utilizando um questionário que foi aplicando com os alunos do curso, foram coletadas também, informações junto a coordenação do curso, para identificar os índices de reprovação nos últimos 4 anos. A partir da coleta e análise dos dados, concluiu-se que as principais causas, segundo os discentes, que justifiquem suas reprovações em determinada disciplina encontram-se na metodologia pouco estimulante, no desempenho do docente e na sua dificuldade de assimilação do conteúdo. Através dos resultados da pesquisa e correlação com os dados oferecidos pela coordenação do curso, constatou-se que a contabilidade de custo foi a disciplina com maior destaque nos índices de reprovação. Por meio do estudo realizado, e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível identificar os principais motivos na visão dos discentes, dessa forma, para diminuir os índices de reprovação, o estudo sugeri, a verificação da possibilidade de mudanças na metodologia utilizada, como também, a busca por novos métodos que consigam ajudá-los a assimilar melhor o conteúdo da matéria estudada.

Downloads

Como Citar

Duarte, A. M., Cruz, V. L., dos Santos, R. R., Neto, G. J. da S., Lagioia, U. C. T., & Santos, A. de A. Reprovação em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Paraibana: Uma análise na Visão dos Discentes com ênfase na Contabilidade de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4212

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos