Um estudo sobre a classificação metodológica empregada nas pesquisas do Congresso Brasileiro de Custos de 1994 a 2014 na linha de pesquisa Ensino/Educação em Custos

Autores

  • Daniele Cristina Bernd UEPG
  • Marcielle Anzilago UFPR

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

As pesquisas em contabilidade têm sido marcadas por novas abordagens para gestão de custos e por estudos multidisciplinares de certos fenômenos sob diferentes perspectivas nas organizações. Dessa forma, tornam-se relevantes pesquisas que também investiguem os aspectos que respaldam e fomentem o avanço do conhecimento cientifico neste segmento. Diante desta perspectiva, este estudo teve como objetivo identificar quais os principais procedimentos metodológicos adotados nos artigos do Congresso Brasileiro de Custos que envolvem a temática ensino em custos no período de 1994 a 2014, objetivando verificar especificadamente como esta temática tem sido explorada ao longo de 20 anos no que tange à classificação metodológica. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que adotou em seu processo de investigação, o procedimento documental e o emprego da técnica de análise de conteúdo na coleta, contando com uma amostra total de 228 artigos. Os resultados indicam que os termos mais abordados nessa área fazem alusão a temática Ensino/Educação. Entre as classificações metodológicas, a divulgação do instrumento ou técnica adotada na coleta de dados, foram os aspectos mais divulgados pelos artigos dentro da linha temática. Já à classificação que foi menos divulgada, refere-se a classificação quanto à natureza das pesquisas. Observa-se que gradualmente os procedimentos passaram a ser mais divulgados, principalmente a partir de 2002 e 2004. Conclui-se que a preocupação com a divulgação das escolhas metodológicas e estudos apresentados na temática de ensino/educação vêm sendo ampliadas ao longo dos anos, percebendo-se a adoção de formas metodológicas mais rigorosas e detalhadas.

Downloads

Como Citar

Bernd, D. C., & Anzilago, M. Um estudo sobre a classificação metodológica empregada nas pesquisas do Congresso Brasileiro de Custos de 1994 a 2014 na linha de pesquisa Ensino/Educação em Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4213

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos