Evidências dos efeitos da participação orçamentária na assimetria de informação, estresse ocupacional e desempenho no trabalho.

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto FURB
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda FURB

Palavras-chave:

Desempenho no trabalho

Resumo

O estudo objetiva analisar os efeitos da participação orçamentária na assimetria de informação, no estresse ocupacional e no desempenho no trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa dos dados. Por meio de análise das componentes principais (ACP), investigou-se a percepção de 90 colaboradores da organização pesquisada, em relação aos efeitos da participação orçamentária (Milani, 1975) na assimetria de informação (Dunk, 1993), no estresse ocupacional (Paschoal e Tamayo, 2004) e no desempenho no trabalho (Kenis, 1979). Os resultados encontrados mostram que a empresa pesquisada possui um orçamento participativo, em que todos os setores e gestores estão envolvidos diretamente na elaboração de suas previsões. Observou-se ainda que o orçamento é discutido em nível de unidade, estimulando-se a participação de todos os colaboradores do setor. Os resultados indicam uma correlação negativa entre as variáveis de assimetria e estresse, com as variáveis de participação e desempenho. Conclui-se que a participação orçamentária pode reduzir os níveis de assimetria informacional e estresse ocupacional, influenciando positivamente o desempenho no trabalho.

Downloads

Como Citar

Zonatto, V. C. da S., & Lavarda, C. E. F. Evidências dos efeitos da participação orçamentária na assimetria de informação, estresse ocupacional e desempenho no trabalho. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/422

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos