CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LOGÍSTICO BRASILEIRO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL NA ÚLTIMA DÉCADA (2007-2016)

Autores

  • Ângela Rozane Leal de Souza UFRGS
  • Maurício Caminha Leal Bouchut UFRGS

Palavras-chave:

Custos logísticos. Infraestrutura logística. Competitividade. Comércio internacional. Cadeia de Suprimentos.

Resumo

A gestão dos custos logísticos, através de sistemas utilizados para avaliação da evolução desses gastos, bem como os históricos das evoluções de tais custos, são ferramentas que podem auxiliar os gestores na tomada de decisão quanto à redução destes e aumento da competitividade. Nesse contexto, o objetivo geral do presente artigo é fornecer uma análise da evolução do desempenho logístico do Brasil no comércio internacional na última década. Desta forma, as questões-problema deste estudo são: (a) como se deu a evolução dos indicadores de desempenho logística (LPI) do Brasil entre 2007 e 2016? (b) qual é o posicionamento atual do Brasil, em termos de competitividade logística, perante seus principais concorrentes no comércio exterior? Para tais fins, analisam-se os relatórios binuais, publicados pelo Banco Mundial e seus indicadores e variáveis reportadas ao longo das cinco publicações (entre 2007 e 2016) para cerca de 160 países. A partir da metodologia aplicada, realizou-se uma análise de clusters para comparar os indicadores logísticos do Brasil com grupos de países relacionados. Os resultados apontam que, apesar do Brasil ocupar no ranking mundial uma posição abaixo de outros países de menor disponibilidade de recursos econômicos (55º posição), o LPI brasileiro apresentou ligeira evolução no período entre 2007 e 2016. Identificaram-se, na ordem, situações críticas nas evoluções dos indicadores de: desembaraço aduaneiro; embarques internacionais; qualidade/competência logística; e, infraestrutura, principais entraves no potencial logístico brasileiro.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

de Souza, Ângela R. L., & Bouchut, M. C. L. (2017). CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LOGÍSTICO BRASILEIRO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL NA ÚLTIMA DÉCADA (2007-2016). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4241

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos