IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO ESTABELECIMENTO DOS PREÇOS

Juliana Ventura Amaral, Reinaldo Guerreiro

Resumo


A tecnologia e a digitalização de produtos trouxeram novos modelos de negócios e
impactaram os processos de estabelecimento dos preços. As empresas mais expostas ao novo
contexto digital viram que as tradicionais técnicas de definição dos preços (pautadas no valor,
na concorrência e nos custos) passaram a ser inviáveis e identificaram a necessidade de
aprimorá-las ou até mesmo de substituírem-nas por uma técnica inovadora: técnica freemium.
Este artigo, elaborado na forma de ensaio teórico, relacionou as principais modificações
necessárias às tradicionais técnicas de determinação dos preços e discutiu os conceitos
centrais da técnica freemium. Ao promover essa discussão, este trabalho contribui com a
teoria, por estruturar e fomentar debates sobre a atual conjuntura do estabelecimento dos
preços, e auxilia os pesquisadores, evidenciando aspectos que devem ser considerados na
elaboração dos seus futuros estudos.

Palavras-chave


Tecnologia. Comércio Digital. Preços. Freemium.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235