IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO ESTABELECIMENTO DOS PREÇOS

Autores

  • Juliana Ventura Amaral USP
  • Reinaldo Guerreiro USP

Palavras-chave:

Tecnologia. Comércio Digital. Preços. Freemium.

Resumo

A tecnologia e a digitalização de produtos trouxeram novos modelos de negócios e impactaram os processos de estabelecimento dos preços. As empresas mais expostas ao novo contexto digital viram que as tradicionais técnicas de definição dos preços (pautadas no valor, na concorrência e nos custos) passaram a ser inviáveis e identificaram a necessidade de aprimorá-las ou até mesmo de substituírem-nas por uma técnica inovadora: técnica freemium. Este artigo, elaborado na forma de ensaio teórico, relacionou as principais modificações necessárias às tradicionais técnicas de determinação dos preços e discutiu os conceitos centrais da técnica freemium. Ao promover essa discussão, este trabalho contribui com a teoria, por estruturar e fomentar debates sobre a atual conjuntura do estabelecimento dos preços, e auxilia os pesquisadores, evidenciando aspectos que devem ser considerados na elaboração dos seus futuros estudos.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Amaral, J. V., & Guerreiro, R. (2017). IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO ESTABELECIMENTO DOS PREÇOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4252

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos