AGREMIAÇÕES ESPORTIVAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM PERIÓDICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENTRE 2012 E 2016.

Autores

  • ELIZABETE RITA NUNES PEREIRA FAINOR
  • Kleber DA SILVA CAJAIBA FAINOR

Palavras-chave:

Análise bibliométrica. Clubes de futebol. Qualis-Capes.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as características dos artigos publicados sobre agremiações esportivas de futebol profissional, em revistas e periódicos nacionais de Ciências Contábeis, referenciados pelo Qualis-CAPES, no período de 2012 a 2016. A população compreendeu 2.645 periódicos, da área de avaliação: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, classificados por meio da Plataforma Sucupira. A amostra apurada foi de 20 artigos. Essa pesquisa é descritiva, quanto ao objetivo; no que se refere à estratégia é bibliométrico; e, quanto à abordagem é quantitativa. Os resultados apontaram que: o periódico mais ativo no período foi a Revista Contabilidade Vista & Revista; o ano de maior produção foi 2016; o autor mais citado foi Amaury José Rezende. Os autores mais prolíficos foram: Amaury José Rezende, Marke Geisy da Silva Dantas, Nadielli Maria dos Santos Galvão e Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia. As metodologias mais utilizadas foram: a descritiva, quanto aos objetivos; quantitativa, quanto à abordagem; e, quanto à estratégia o predomínio foi de pesquisa documental. A palavra-chave futebol foi utilizada em todos os artigos e os termos: ativo intangível, evidenciação, eficiência e auditoria aparecem em destaque, assim devem ser consideradas por pesquisadores e leitores interessados, quando das buscas eletrônicas por artigos da área. Por fim, os achados sugerem um aumento de interesse de pesquisadores no estudo da temática, notadamente, no ano de 2016.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

PEREIRA, E. R. N., & CAJAIBA, K. D. S. (2017). AGREMIAÇÕES ESPORTIVAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM PERIÓDICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENTRE 2012 E 2016. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4275

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos