CUSTOS AMBIENTAIS ESTUDADOS SOBRE A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PRINCIPAIS EVENTOS E REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

Autores

  • Marcella Alves Silva UFU
  • Geovane Camilo Santos PUCGO

Palavras-chave:

Custos Ambientais. Bibliometria. Produção Científica.

Resumo

O presente estudo objetivou mapear e analisar as principais publicações científicas que tratam de custos ambientais, no período de 2006 a 2016, nos anais e nos repositórios de artigos científicos. Para a realização do trabalho fez uso de pesquisa descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental para os procedimentos e bibliométrica. A amostra foi constituída por 110 artigos concernentes à temática, sendo 62% vinculados a universidades brasileiras e 38% estrangeiras. Para a coleta de dados utilizou-se as seguintes palavras-chave nos sites dos congressos e repositórios de artigos, “custos ambientais; custos; ambientais; custo ambiental e enviromental cost”. Os resultados indicam que o ano de 2011 apresentou o maior número de publicações (17), ocorreu predominância do gênero masculino e a maioria dos estudos é vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em relação aos aspectos metodológicos empregados foi verificado que a maioria dos estudos usou o método de estudo de caso, com predominância de abordagem qualitativa, não sendo utilizadas técnicas estatísticas para a análise dos dados na maioria dos artigos. Em relação análise da produção, nos eventos científicos, a área temática Abordagem Contemporânea de Custo deteve a maior quantidade de estudos, e quanto aos periódicos, o destaque de revistas internacionais em detrimento das nacionais. Espera-se que os achados deste estudo contribuam para a evolução de pesquisas científicas quanto aos custos ambientais, especialmente relacionados à sua mensuração e identificação.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Silva, M. A., & Santos, G. C. (2017). CUSTOS AMBIENTAIS ESTUDADOS SOBRE A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PRINCIPAIS EVENTOS E REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4279

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos