ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA EM ESCOLA DE IDIOMAS

Rodney Wernke, Lucas dos Santos Faccenda, Ivone Junges

Resumo


Relata estudo de caso sobre a aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro (CVL) em escola de idiomas. Buscou resposta para questão relacionada aos benefícios informativos proporcionados pela Análise CVL nesse tipo de estabelecimento e teve o objetivo de identificar as informações gerenciais que podem ser obtidas por meio dessa ferramenta nesse contexto empresarial. Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e utilizou o procedimento de estudo de caso. No que tange aos resultados a pesquisa demonstrou que a utilização da Análise CVL permitiu aos administradores da entidade a obtenção de diversas informações de cunho gerencial que não dispunham até então. Ou seja, possibilitou conhecer a rentabilidade de cada turma individualmente; apurar quais turmas contribuíram mais para o resultado do período; determinar o ponto de equilíbrio das operações da escola e por turma (em valor monetário e em número de mensalidades); identificar a margem de segurança do negócio; elaborar uma demonstração do resultado em formato gerencial e mensurar a lucratividade mensal evidenciando a participação percentual de cada fator no resultado etc. Ao término da pesquisa concluiu-se pela aplicabilidade da Análise CVL nesse tipo de instituição de ensino sem maiores adaptações para adequação ao contexto visado.

Palavras-chave


Escola de idiomas. Análise CVL. Estudo de caso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235