CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES E TEMPO (TDABC): UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Miriam Aparecida Silveira Mazzuco, Pollyanna Gracy Wronski, Vinícius Costa da Silva Zonatto

Resumo


Ao longo do tempo a contabilidade de custos vem tentando adaptar-se às necessidades de mudanças das empresas e do mercado, estas mudanças também afetam as instituições de ensino superior (IES) principalmente as consideradas privadas. O método TDABC surge como uma alternativa simplificada do ABC, este considerado um sistema de custeio complexo e caro. Neste contexto o objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade do método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC) em uma IES do sul do estado de Santa Catarina. A pesquisa classifica-se como empírica-descritiva, análise documental, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados apontam que o método aplica-se com muita eficiência à IES/SC analisada, levando a um gerenciamento apropriado dos custos e atividades da instituição, e ainda, quando comparado ao custeio por absorção, no qual os custos indiretos são rateados arbitrariamente, neste artefato fez-se um rateio dos custos baseado na percepção dos respondentes nas entrevistas sobre as horas despendidas para cada curso, o que o torna um método mais próximo da realidade.

Palavras-chave


Custos. Método de custeio. TDABC

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ISSN 2358-856X

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