A EFICIÊNCIA NA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE LUZIÂNIA/GO: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Camila Moliani Ferri, Renata Storti Pereira, Saulo Fabiano Amancio Vieira, Izabela Calegario Visentin

Resumo


O artigo teve como objetivo analisar a eficiência das unidades escolares municipais de Luziânia/GO mediante Análise Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, contempla referencial sobre contabilidade de custos na administração pública e sobre a DEA, bem como sua aplicação em outros estudos. O presente estudo é quantitativo, censitário e descritivo, realizado no município de Luziânia/GO. Foram coletadas as informações de custos, nível socioeconômico e estrutura pedagógica. Como resultado da análise feita por meio da DEA, observou-se que apenas uma escola dentre 41 unidades avaliadas possui 100% de eficiência, enquanto dezenove escolas possuem eficiência menor que 80%. Como contribuições, verifica-se que o método de análise das variáveis pode ser aplicado em outros municípios a fim de mapear os problemas educacionais e, assim, analisar alternativas que visam à melhora da qualidade da educação em âmbito municipal, auxiliando ainda na avaliação de políticas públicas educacionais dos municípios.

Palavras-chave


Gestão pública. Educação. Ensino fundamental. Eficiência. DEA.

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ISSN 2358-856X

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