A EFICIÊNCIA NA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE LUZIÂNIA/GO: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores

  • Camila Moliani Ferri UEL
  • Renata Storti Pereira UEL
  • Saulo Fabiano Amancio Vieira UEL
  • Izabela Calegario Visentin UNIDESC

Palavras-chave:

Gestão pública. Educação. Ensino fundamental. Eficiência. DEA.

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a eficiência das unidades escolares municipais de Luziânia/GO mediante Análise Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, contempla referencial sobre contabilidade de custos na administração pública e sobre a DEA, bem como sua aplicação em outros estudos. O presente estudo é quantitativo, censitário e descritivo, realizado no município de Luziânia/GO. Foram coletadas as informações de custos, nível socioeconômico e estrutura pedagógica. Como resultado da análise feita por meio da DEA, observou-se que apenas uma escola dentre 41 unidades avaliadas possui 100% de eficiência, enquanto dezenove escolas possuem eficiência menor que 80%. Como contribuições, verifica-se que o método de análise das variáveis pode ser aplicado em outros municípios a fim de mapear os problemas educacionais e, assim, analisar alternativas que visam à melhora da qualidade da educação em âmbito municipal, auxiliando ainda na avaliação de políticas públicas educacionais dos municípios.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Ferri, C. M., Pereira, R. S., Vieira, S. F. A., & Visentin, I. C. (2017). A EFICIÊNCIA NA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE LUZIÂNIA/GO: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4308

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público