ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS BRASILEIROS E DISTRITO FEDERAL ATRAVÉS DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores

  • Charlise Brocco Maria Unioeste
  • Fabíola Graciele Besen UNIOESTE
  • Tércio Vieira de Araújo UNIOESTE
  • Valdir Serafim Jr Unioeste

Palavras-chave:

Gastos Públicos, Eficiência na Educação, Estados Brasileiros.

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade analisar a eficiência dos Estados brasileiros e Distrito Federal, na alocação dos gastos públicos na área da Educação, categoria do Ensino Médio do ano de 2015, para comparar com os resultados obtidos do ano de 2013, avaliando se atingiu níveis satisfatórios de desempenho e se houve melhoria nos índices apresentados, através da Análise Envoltória de Dados. A pesquisa classifica-se como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e os dados foram analisados através do uso da ferramenta estatística de Análise Envoltória de Dados (DEA). Através dos resultados obtidos, identificou-se que em ambos os anos, o Estado de Goiás segue apresentando resultados significativos no que diz respeito à eficiência na alocação dos recursos na área da educação e Roraima passou a ser mais eficiente. Percebeu-se que oito Estados Brasileiros obtiveram aumento na eficiência do gasto público em 2015 em relação à 2013. Verificou-se que mesmo com a inexistência de um nível baixo de eficiência durante o período de 2013 e 2015, em 2015 houve uma queda significativa na eficiência do gasto público entre os Estados, pois 14 Estados, obtiveram melhor investimento em 2013. Portanto, pode-se inferir que muitos Estados não foram eficientes na alocação dos recursos na área da educação no Ensino Médio em 2015.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Maria, C. B., Besen, F. G., de Araújo, T. V., & Jr, V. S. (2017). ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS NO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS BRASILEIROS E DISTRITO FEDERAL ATRAVÉS DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4309

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público