Teoria dos custos de transação: estudo de caso em franchising e franquias na área de educação e treinamento
Palavras-chave:
FranchisingResumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar o relacionamento entre franchising e franquias sob o ponto de vista da Teoria dos Custos de Transação. Para isso, buscou-se identificar as principais clausulas contratuais que caracterizam o relacionamento entre franchising e franqueados a fim de analisá-las sob a ótica dos pressupostos comportamentais dessa teoria. Assim, a pesquisa tem como abordagem metodológica a qualitativa, por razão do estudo buscar respostas particulares a fim de entender o contexto geral do relacionamento entre Franchising e franqueados. O estudo caracteriza-se como exploratório, uma vez que observou a necessidade de ampliação da compreensão do fenômeno, para identificar a existência de condições para explicação da teoria dos custos de transação. A estratégia metodológica adotada para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Para levantamento de dados primários foi realizada análise documental em contratos de franquia entre uma franchising e as franquias da área de educação e treinamento localizada no Estado de Santa Catarina. A análise dos dados permitiu identificar que de doze franquias investigadas, gestores de dez franquias estão pensando em cancelar o contrato de franquia devido a condições contratuais desfavoráveis do ponto de vista financeiro. Concluiu-se que o relacionamento entre franchising e franquias se caracteriza sob o ponto de vista da teoria dos custos de transação em pressupostos comportamentais de oportunismo e racionalidade limitada.Downloads
Como Citar
Sousa, T. C. G., Machado, D. D. P. N., & Barbosa, A. M. R. Teoria dos custos de transação: estudo de caso em franchising e franquias na área de educação e treinamento. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/431
Edição
Seção
Abordagens contemporâneas de custos