ESTUDO DA EFICIÊNCIA NA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA COM MATERIAL DE EXPEDIENTE FACE A ADOÇÃO AO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES EM ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS

Saulo Silva Lima Filho, Blênio Cesar Severo Peixe

Resumo


O movimento de reformulação do verdadeiro papel do estado na criação, implementação e avaliação de políticas públicas, tem evidenciado várias práticas para fomentar a boa governança pública. Para melhorar o fluxo de informação antes com excessiva burocracia, centralizada e engessada, implantando um sistema que define na sua plataforma a tramitação dos processos que atenda as demandas da sociedade e custe menos. Diversos aspectos da Teoria Institucional explicam como as organizações, inclusive, no setor público, buscam maior legitimidade perante a opinião pública. O estudo tem por objetivo avaliar a relação entre a adoção ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a despesa pública com materiais de expediente por órgãos públicos federais, no período entre 2013 a 2016. Para tanto, a construção metodológica se caracteriza como descritiva e exploratória e faz uso de uma pesquisa bibliográfica e documental. Por sua vez, quanto a abordagem do problema para o tratamento dos dados é quantitativa. O cenário de aplicação do Sistema Eletrônico de Informações muda a forma como são geridos os processos e documentos administrativos nas repartições públicas. O sistema utiliza artefatos tecnológicos que possibilitam maior agilidade, segurança e economia de recursos ao trâmite processual. Foram testados a adoção do Sistema Eletrônico de Informações com os achados por meio da economicidade de despesas no setor público com a execução das despesas relacionadas com material de expediente, nos órgãos públicos federais. Os dados esperados pelos órgãos que aderiram ao sistema apontam uma relação direta com a redução expressiva nas despesas públicas.

Palavras-chave


Despesa Pública. Eficiência Administrativa. Economicidade. Sistema Eletrônico de Informações.

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ISSN 2358-856X

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