EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE APURAÇÃO DE CUSTOS EM DOIS HOSPITAIS DE REFERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA DA FIOCRUZ

Natalia Daher Jaques, GABRIEL LIMA SIMOES, Maurício da Silva Santos

Resumo


Este artigo descreve a experiência de implantação do sistema de apuração de custos APURASUS em duas Unidades da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. O APURASUS é um sistema aberto, desenvolvido pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desenvolvimento, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde – DESID/SE/MS, disponibilizado via web para toda a rede do SUS. Esse sistema utiliza a metodologia de custeio por absorção, com alocação recíproca matricial, pelo qual a apuração se dá a partir da segmentação da instituição em centros de custos. No ano de 2016, a Fiocruz aderiu à iniciativa do Ministério da Saúde para implantação do sistema em suas duas unidades hospitalares: Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF. Os quesitos dimensão e complexidade diferenciam o INI e o IFF das demais unidades de saúde onde já foi implantado o sistema APURASUS, pois, além de serem unidades assistenciais, esses dois institutos desenvolvem também atividades de ensino e pesquisa. A metodologia utilizada nesse estudo é de natureza qualitativa e pode ser classificada como pesquisa exploratória e descritiva. A experiência permitiu concluir que o sistema projetado para gestão de custos em unidades assistenciais é passível de utilização em unidades mais complexas, que congregam outros tipos de serviço, o que possibilita um melhor gerenciamento dos seus custos totais a partir da alocação recíproca.

Palavras-chave


Sistema de apuração de custos no setor público. Gestão de custos em hospital de ensino e pesquisa. Sistema Único de Saúde. Apurasus.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235