A IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE CUSTOS EM UMA CONCESSIONÁRIA DE SANEAMENTO BÁSICO: O CASO DA COMPANHIA ESTADUAL DE ÁGUAS E ESGOTOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CEDAE)

Isabelle Martelleto Silberman, Paulo Roberto Isensee

Resumo


A entrada em vigor do Decreto no 45.344, de 2015, que estabelece diretrizes e condições gerais para a regulação e fiscalização das atividades da CEDAE pela Agência Reguladora AGENERSA, e da Deliberação no 3.028, de 2016, emitida por esta entidade, que determinou que a CEDAE iniciasse plano de trabalho de controle de custos operacionais, suscitou a necessidade, já exigida pela Lei Federal no 11.445, de 2007 (Lei do Saneamento Básico), da implantação de um sistema eficaz de controle e monitoramento do sistema de acumulação de custos pela companhia. Assim, este artigo tem por objetivo descrever, por meio de um estudo de caso único, as medidas iniciais adotadas por uma das diretorias operacionais da empresa para implantar um controle adequado ao seu sistema de acumulação de custos, de forma a favorecer o processo de tomada de decisão e a qualidade da informação gerencial prestada pela contabilidade aos seus gerentes. Como instrumento para coleta de dados para análise dos custos que seriam controlados inicialmente, utilizou-se o método Diagrama de Pareto para selecionar os custos mais relevantes para diretoria estudada. Foi adotado o conceito de acumulação de custos por centro de custos, por meio da alocação dos custos da diretoria às áreas efetivamente beneficiadas por sua incidência como forma de sanar as distorções no sistema de acumulação de custos vigente. Os resultados da análise evidenciaram inconsistências entre as informações de custos prestadas pela contabilidade e os controles internos das áreas que reportam essas informações ao sistema informatizado interno de dados contábeis da companhia.

Palavras-chave


Controle de Custos. Saneamento Básico. Custos para Tomada de Decisão.

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ISSN 2358-856X

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