ANALISE DA APURAÇÃO DE CUSTOS E SUA ALOCAÇÃO POR DEPARTAMENTOS COMO FATOR DETERMINANTE DA PRECIFICAÇÃO DO HONORÁRIO CONTÁBIL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA EMPRESA CONTABILIDADE DE MÉDIO PORTE.

Autores

  • Edson QUEIROZ NASCIMENTO OCEQ GROUP
  • Marcela Cristina Lima de Medeiros
  • Luiz Claudio Louzada UFES
  • Syntia Kelli da Silva

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos. Departamentalização. Serviços contábeis.

Resumo

O presente artigo busca elucidar o uso da departamentalização de custos em uma empresa de contabilidade, sua contribuição na gestão para tomada de decisão e sua relevância na formação do honorário contábil. A pesquisa classificada como estudo de caso foi aplicada em uma empresa de contabilidade em duas fases, a primeira consistiu na modelagem da departamentalização, critérios de rateios e levantamentos dos custos. A segunda consistiu na alocação dos custos e formação do preço do honorário contábil, sendo comparado o valor do honorário ideal com o valor que atualmente é cobrado pela empresa sem uso da metodologia. Ao final da pesquisa observou-se que a atividade de contabilidade apesar do elevado valor agregado não poderá dispensar o uso de ferramentas gerenciais para analisar e visualizar os resultados gerados por suas atividades.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

NASCIMENTO, E. Q., de Medeiros, M. C. L., Louzada, L. C., & da Silva, S. K. (2017). ANALISE DA APURAÇÃO DE CUSTOS E SUA ALOCAÇÃO POR DEPARTAMENTOS COMO FATOR DETERMINANTE DA PRECIFICAÇÃO DO HONORÁRIO CONTÁBIL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA EMPRESA CONTABILIDADE DE MÉDIO PORTE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4334

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões