ANÁLISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO MULTIPRODUTO: PROPOSTA DE UM MÉTODO DE BALANCEAMENTO EM FUNÇÃO DA CAPACIDADE DE VENDAS
Palavras-chave:
Gestão de Custos, Análise Custo-Volume-Lucro, Restrição de Vendas, Restrição Produtiva, AgronegócioResumo
Definir volumes mínimos de produção e vendas, bem como realizar planejamentos e controles é crucial para as empresas. Nesse sentido, a determinação do ponto de equilíbrio de vendas é fundamental. Porém, a aplicação da análise Custo-Volume Lucro (CVL) se torna complexa quando há múltiplos produtos e despesas indiretas comuns entre eles. Para esses casos a literatura apresenta soluções. Entretanto, essa mesma tarefa pode se tornar mais complexa quando ocorrem restrições de capacidade de vendas devido à interdependência entre produtos. Esse artigo propõe uma solução para este último cenário, contextualizada em um sistema produtivo no setor do agronegócio, onde se impõe restrições de capacidade de venda e ao mesmo tempo impede que um produto deficitário em vendas seja descontinuado. O método proposto do balanceamento pelas capacidades de vendas propõe uma estratégia de vendas que respeita as restrições do sistema produtivo, ao mesmo tempo em que apresenta um custo total menor que o método tradicional. A aplicação da proposta trouxe como resultado principal o aumento de 6% na razão de contribuição em comparação com o método tradicional.Downloads
Publicado
2017-11-14
Como Citar
Corrêa, R. G. de F., Neto, F. J. kliemann, Amorin, A. L. W., Denicol, J., & Roos, Érica C. (2017). ANÁLISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO MULTIPRODUTO: PROPOSTA DE UM MÉTODO DE BALANCEAMENTO EM FUNÇÃO DA CAPACIDADE DE VENDAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4337
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões