ANÁLISE DE CUSTOS DA CADEIA DE VALOR: ESTUDO MULTICASO EM MICROCERVEJARIAS
Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Custos, Cadeia de Valor, MicrocervejariasResumo
A análise da cadeia de valor no âmbito da gestão estratégica de custos (GEC) é entendida como uma prática que contribui para viabilizar vantagens competitivas. Para tanto, dados e informações específicas são demandadas para sua gestão. Diante de tal realidade, o objetivo deste estudo é investigar a aderência da gestão de microcervejarias ao que prescreve a literatura em relação às práticas de análise de custos da cadeia de valor. Trata-se de um estudo multicaso em três microcervejarias, de natureza descritiva e qualitativa. A coleta de dados ocorreu no quarto trimestre de 2016, por meio de entrevista com gestores das empresas, além da análise documental e observações in loco. Os principais achados evidenciam que a análise da cadeia de valor no âmbito da GEC está presente nas três microcervejarias, ainda que de forma parcial. Dentre as práticas identificadas, destacam-se parcerias com demais elos da cadeia de valor, em especial aqueles posteriores à indústria, no sentido de viabilizar ganho mútuo e parcerias com concorrentes, e por último a análise dos determinantes de custos, como o grau de verticalização evidenciado pela análise preliminar de custos, investimentos e rentabilidade como suporte para decisão de quais elos participar. Os resultados apontam determinado grau de verticalização nas empresas estudadas, como forma de viabilizar melhor rentabilidade. Há uma carência na análise de custos da cadeia de valor em se tratando dos elos que antecedem a indústria.Downloads
Publicado
2017-11-14
Como Citar
Marquesini, V. H., Olesiak, E. M., de Souza, M. A., & BONZANINI, O. A. (2017). ANÁLISE DE CUSTOS DA CADEIA DE VALOR: ESTUDO MULTICASO EM MICROCERVEJARIAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4338
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões